Saiba como cuidar de uma ferida com pontos

Quando a pele e o tecido perdem sua continuidade, é necessário a colocação de pontos de sutura por parte de um médico. Durante esse processo, cuide da ferida para que a cicatrização siga seu curso sem complicações.

 

Depois de um período estimado e com o cuidado acurado dos pontos, a ferida fechará.

 

Alguns passos de como cuidar de uma ferida com pontos

 

 

Os passos a seguir são muito simples, você mesmo ou outra pessoa poderá cuidar da ferida com pontos diariamente. Os seguintes passos ajudarão a manter a ferida limpa e desinfetada até sua cura.

 

1 – Depois da colocação dos pontos de sutura é possível que um profissional de enfermagem cubra a ferida com uma compressa realizada com gaze e fita microporosa. Durante o primeiro dia, é melhor que não a retire e tenha cuidado até 24 horas (desde que não tenha exposto a compressa à sujidade).

 

2 – O primeiro passo a seguir para iniciar um curativo é retirar a compressa com cuidado, já que a zona suturada está sensível depois da colocação de pontos. É importante observar a ferida e comprovar que está com bom aspecto, pode ser que a zona onde se insiram os pontos esteja um pouco avermelhada.

 

3 – Em segundo lugar, faça a lavagem da ferida. Alguns pacientes coincidem o banho diário com esta etapa do cuidado, assim executa-se a limpeza da ferida suturada ao mesmo tempo que a higiene corporal. Caso o curativo seja feito durante o banho, lave a ferida com especial cuidado com água e sabão. Se não lavar durante a higiene pessoal, use solução salina e aplique sabão com a ajuda de uma gaze estéril.

 

4 – Após a lavagem da ferida com pontos, é imprescindível secar bem toda a zona porque a umidade dificulta a cicatrização da ferida. Use uma toalha limpa exclusiva para secar a ferida com pontos ou uma gaze estéril.

 

5 – Para o seguinte passo, é necessário conhecer as alergias do paciente, já que algumas soluções podem desencadear problemas alérgicos. A solução iodada também pode ser usada.

 

6 – A técnica para aplicar o iodo ou a clorexidina com uma gaze é sempre em forma circular. Você deve começar pela zona onde se encontram os pontos de sutura e ir “pintando” até o lado externo. Desta forma respeita-se a esterilidade da ferida, se fizer de fora para dentro as bactérias são arrastadas para dentro pelo lado aberto.

 

7 – Durante os primeiros dias, é importante cobrir a ferida com pontos, já que a pele não é contínua e existe maior possibilidade de infecção. É importante que o curativo cubra bem a zona com os pontos.

 

8 – Nos últimos dias e quando a ferida suturada começar a fazer crosta e a pele estiver unindo, aconselha-se a não cobrir a ferida. As exceções para aplicar a compressa são quando tiver risco de esfregar na roupa, exposição a sujeira ou má evolução dos pontos.

 

9 – Quando o médico ou a enfermeira retirar os pontos, continue cuidando da cicatriz, hidratando a zona onde estiveram os pontos. Costuma-se usar creme hidratante ou óleos cicatrizantes.

 

10 – É importante que durante todo o processo se avalie a ferida cada vez que retirar a compressa, verificando sua cor, aspecto, temperatura e possível aparecimento de secreções. Sempre que suspeite que algo não está bem, consulta um especialista.

 

Esse artigo é meramente informativo, não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Please reload

Notícias recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags